Ilha Grande, RJ - Brasil
Sobre Ilha Grande
Ilha Grande é uma ilha situada ao largo da costa do Rio de Janeiro, Brasil , e parte do município de Angra dos Reis. A ilha é muito pouco desenvolvida e conhecida por sua beleza natural, que inclui praias tropicais, vegetação intocada e uma paisagem acidentada . A área de terra é de 193 km ² e o ponto mais alto é o Pico da Pedra D'Água com 1.031 m . Até os anos 70 abrigou uma prisão que agora permanece fechada.
Ilha Grande é um dos remanescentes intocados de Mata Atlântica do Brasil, um dos ecossistemas mais ricos do mundo, e um hotspot da biodiversidade e conservação. Ele detém alguns dos maiores remanescentes populações de muitas espécies ameaçadas de extinção, incluindo o corvo fruta vermelha (Pyroderus scutatus), o bugio marrom (Alouatta fusca), a preguiça (Bradypus torquatus) o papagaio vermelho (Amazona rhodocorytha) e o jacaré -papo-amarelo (Caiman latirostris ) . O mar em torno da ilha, que está protegida , apresenta uma convergência única de vida marinha tropical, subtropical e da zona temperada, e podem ser as únicas águas no mundo onde é possível ver os corais e peixes tropicais, juntamente com pingüins de Magalhães e baleias francas .
Toda a ilha é uma área protegida, com a maioria de seu território incluído no Parque Estadual da Ilha Grande, e o restante sujeito a restrições de desenvolvimento rigorosas. Ecoturismo em pequena escala, no entanto, é incentivada, e da ilha, que é restrita para carros, possui mais de 150 km de trilhas que ligam o punhado de vilas e aldeias costeiras, onde alojamento está disponível, entre si e a muitas praias, picos de montanhas, cachoeiras e florestas virgens .
A maior aldeia na ilha é a Vila do Abraão , com 1.900 habitantes. A maioria das instalações de visitantes e sede do parque estão localizados lá. A vila pode ser acessado a partir do continente por balsas locais e catamarãs rápidos.
Entre os séculos 16 e 18, a baía da Ilha Grande foi palco de inúmeras batalhas entre corsários, invasões imperiais e piratas. Hoje, os mergulhadores têm o raro prazer de explorar uma das maiores concentrações do mundo de naufrágios incluindo galeões europeus. A Ilha Grande é caracterizada por uma topografia montanhosa, a vegetação exuberante e praias deslumbrantes.
A descrição dos pontos de mergulho ao redor da ilha para que possamos visitar podem ser encontrados abaixo:
1 . Ilha do Abraão
Profundidade mínima: 03 M
Profundidade máxima: 08 M
Descrição: É na Vila do Abraão, em frente ao cais principal da ilha. É um lugar com um tráfego de barcos intenso, então mergulhadores devem ter cuidado na subida e descida. Ele foi um importante ponto de mergulho, no entanto, devido às condições reais e falta de vida marinha não é usado mais para o mergulho.
2 . Ilha do Morcego
Profundidade mínima: 03 M
Profundidade máxima: 15 M
Descrição : É praticamente um local de mergulho desconhecido na Ilha Grande. As suas águas quentes são perfeitas para mergulho, onde você pode encontrar várias espécies de peixes, esponjas e corais. Você também pode ver alguns corais raros, como o cérebro Coral Azul (foto) e algumas espécies de peixes que não são encontradas em nenhum outro lugar da ilha.
3 . Ilha do Amola
Profundidade mínima: 05 M
Profundidade máxima: 12 M
Descrição: Ilha do Amola é uma pequena formação rochosa coberta por vegetação. Devido à sua geografia , a ilha é protegida pela baía da Ilha Grande e é um excelente local para a certificação Open Water Diver.
4 . Ilha do Meio
Profundidade mínima: 07 M
Profundidade máxima: 10 M
Descrição: Localizada em frente à Vila do Abraão é conhecida por várias formações rochosas submarinas e pequenas passagens proporcionando imagens incríveis para fotógrafos subaquáticos e é cheia de várias espécies de peixes. Recomendado para todos os níveis de certificação de mergulho.
5 . Ilha do Pau a Pino
Profundidade mínima: 09 M
Profundidade máxima: 18 M
Descrição: Na Ilha do Pau a Pino, podemos encontrar a destruição do navio Marcia. Ele foi afundado pela sua tripulação em 1.956. Ele está de cabeça para baixo, em torno de 18 M de profundidade e é o habitat de várias espécies de peixes e corais, principalmente o Coral Sol com cores laranja. É um ótimo local, uma vez que o naufrágio está quase intacto.
6 . Lage do Guriri
Profundidade mínima: 09 M
Profundidade máxima: 18 M
Descrição: Considerado um dos melhores pontos de mergulho por mergulhadores experientes, o lugar tem uma caverna com várias entradas e pode ter 10 mergulhadores ao mesmo tempo. Devido à formação rochosa e suas muitas passagens, a certificação de especialidade Cavern não é necessária para este fascinante mergulho. Além disso, fora da caverna, ao longo de toda a sua extensão, os mergulhadores costumam praticar mergulho em correnteza, uma vez que apresenta correntes médias e marés . Parece estar voando sobre os recifes que abrange o lugar.
7 . Naufrágio Manoel Lourenço
Profundidade mínima: 06 M
Profundidade máxima: 13 M
Descrição: Este navio foi construído em Buenos Aires por E. Tornquist e foi chamado Golondrina . Em 1.922, foi vendido para Lloyde Brasileiro e foi rebatizado para Mercedes . Em 1.922 foi rebatizado novamente como Comandante Manoel Lourenço e foi usada para transporte de mercadorias a partir de Rio de Janeiro e Santos. Em 17 de março de 1.927 foi ancorado em Ilha Grande, deixando bens e prisioneiros para a Colônia Penal, quando uma forte tempestade literalmente jogou o navio contra as rochas onde o afundaram . O navio está em pedaços, mas você ainda pode ver os eixos de motor, peças pequenas e alguma estrutura do navio. O mapa destroços podem ser encontradas abaixo.
8 . Ilha de Jorge Grego
Profundidade mínima: 14 M
Profundidade máxima: 40 M
Descrição: Um dos sites mais visitados em Ilha Grande, e não apenas para a prática de mergulho, mas também pela sua maravilhosa vista e paisagem. Existe uma piscina natural na parte abrigada entre 14 M a 18 M e do lado do mar de cerca de 40 M, com várias cavernas , passagens e formação rochosa. No entanto o mar deve estar calmo próximo a ilha.
9 . Naufrágio Parnaioca
Profundidade mínima: 03 M
Profundidade máxima: 35 M
Descrição: Este é um dos maiores mistérios da ilha. Inicialmente, o naufrágio foi identificado como o navio Japurá, que de acordo com a Marinha do Brasil foi afundado em 1.897. Mas depois de décadas de pesquisa e mergulhos de especialistas, provou-se que o navio Japurá foi afundado a 25 milhas náuticas a partir desse local, tornando impossível ser o mesmo navio. Outras pesquisas mostraram que os moradores locais se lembram de um naufrágio no local na década de 50, no entanto esta informação não foi confirmada e o mistério sobre a identidade desconhecida deste navio permanece. Abaixo, você pode achar o mapa naufrágio.
10 . Ilha dos Meros
Profundidade mínima: 04 M
Profundidade máxima: 18 M
Descrição : É uma formação rochosa no lado direito (quando visto a partir da costa), onde você pode facilmente encontrar lagostas, moréias em buracos na rocha como podemos ver tartarugas marinhas que passam e raias enterradas na areia. Há também grande quantidade de peixes frade e outros pequenos peixes ao redor dos recifes.
11 . Gruta do Acaiá
Profundidade mínima: 06 M
Profundidade máxima: 22 M
Descrição: É uma caverna que a entrada está localizada a 6 M debaixo d'água, onde é necessária extrema cautela : as marés e as correntes são fortes e empurram os mergulhadores desavisadas contra as paredes. Aos 20 M dentro da caverna, há uma sala com acesso direto para a superfície. As matizes de azul é uma visão realmente incrível, mas recomendado apenas para mergulhadores com certificação de especialidade Cavern.
12 . Naufrágio Califórnia
Profundidade mínima: 08 M
Profundidade máxima: 15 M
Descrição: O Califórnia é um naufrágio encontrado em Ilha Grande. Diz-se que Joaquim de Souza Breves era proprietário do navio, e também de acordo com alguns registros, foi atacado por piratas, foi queimado e afundado na baía da Ilha Grande, no entanto não há nenhuma evidência real desses fatos. A popa do navio está totalmente destruída, e suas partes estão em todo o lugar, quase enterrado na areia. Uma parte da carga que estava a sendo transportada podem ser vistas, assim como algumas das estruturas do navio, a partir da proa até ao seu centro. Abaixo, você pode encontrar um mapa do naufrágio
13 . Lagoa Verde
Profundidade mínima: 05 M
Profundidade máxima: 09 M
Descrição: Cerca de 1 hora de distância da Vila do Abraão, a lagoa é um local de mergulho incrível. Sua água verde clara e visibilidade em torno de 15 m, é o habitat de várias espécies de peixes, que se reúnem em torno de mergulhadores à procura de comida. É possível ver bastantes tartarugas, peixes frades e coios, entre muitas outras espécies. A localização é perfeita para a certificação Open Water Diver e recomendado para o programa Discover Scuba Diver.
14 . Lage Branca
Profundidade mínima: 04 M
Profundidade máxima: 15 M
Descrição: Localizada ao lado da Praia Vermelha, é uma formação de rocha pequena que é o habitat do peixe frade, coios e tartarugas. É tão pequena que é possível em um mergulho dar a volta na formação e ver os recifes de corais e muita vida sobre as rochas.
15 . Naufrágio Pinguino
Profundidade mínima: 07 M
Profundidade máxima: 20 M
Descrição: De acordo com o capitão, o navio estava navegando cerca de 80 milhas náuticas da costa, em direção a Buenos Aires e pouco antes de chegar a Angra dos Reis, um incêndio foi iniciado a bordo forçando o capitão a parar em Angra dos Reis. Após várias tentativas infrutíferas para parar o fogo, o navio foi escoltado por outros barcos para o Forte na Ilha Grande. Apesar de todos os esforços para conter o fogo, o fogo consumiu o navio e finalmente foi afundado. Todos a bordo sobreviveram. Ainda assim, a estrutura do navio é quase intacta, permitindo um check out da especialidade Wreck Diver (naufrágio), incluindo a penetração em todos os compartimentos do navio. Abaixo, você pode achar o mapa naufrágio.
16 . Helicóptero
Profundidade mínima: 09 M
Profundidade máxima: 12 M
Descrição: Um helicóptero deixou Angra dos Reis em 04 de janeiro de 1.988 com dois tripulantes e três passageiros caminhando para o Rio de Janeiro. Devido ao mau tempo e um problema no motor, o helicóptero caiu, matando um dos passageiros, o executivo Eduardo Tapajós de 68 anos dono de Gloria Hotel no Rio de Janeiro. O corpo do executivo nunca foi recuperado. Ao longo dos anos, os mergulhadores roubaram muitos itens do helicóptero. Alguns anos mais tarde, uma tempestade rolou o helicóptero, quebrando-o em vários pedaços grandes.
17 . Ponta do Bananal
Profundidade mínima: 06 M
Profundidade máxima: 15 M
Descrição: É um local agradável, calmo e fácil de mergulhar. É o habitat de moreias, arraias, tartarugas e várias espécies de peixes diferentes, incluindo peixes frade e badejos. Ela é cheia de vida e oferece um mergulho confortável, para os mergulhadores em vários níveis de experiência. Mergulho é relaxante e não requer nenhuma habilidade especial.
18 . Lagoa Azul
Profundidade mínima: 02 M
Profundidade máxima: 08 M
Descrição: Trata-se de uma lagoa: o destino preferido para os barcos vindos de Ilha Grande e Angra dos Reis. Os peixes são acostumdos com a presença de mergulhadores e barcos, sendo assim ficam em torno deles para serem alimentados pelas pessoas. A visibilidade é incrível, alcançando 22 M e é um lugar perfeito para começar as atividades de mergulho.