top of page

Parati, RJ - Brasil

 

Sobre Parati

 

Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.

 

As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".

 

A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.

 

No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico.

 

Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.

 

Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.

Pontos de mergulho

 

A maioria das escolas de mergulho de São Paulo faz o batismo dos alunos em Paraty devido a sua baía abrigada e a beleza da fauna marinha. Os mergulhos autônomos são feitos em ilhas, cujas bases rochosas terminam na areia do fundo. Dentro das tocas formadas pelas pedras ficam os peixes maiores como garoupas e badejos. Nadando próximos às pedras há dezenas de pequenos peixes coloridos. É normal encontrar durante os mergulhos arraias, caranguejos, estrelas do mar e tartarugas. Há poucos corais na região.

 

A visibilidade varia muito de acordo com o tempo e a época do ano. Durante o verão a água costuma ficar mais limpa do que no inverno. Entretanto se num local a água não está com boa visibilidade pode-se experimentar outro local próximo, pois é normal ocorrer diferenças de visibilidade mesmo em lugares não muito distantes.

Ilha dos Ganchos

 

Profundidades até 12 metros. A ilha é pequena e se você tiver um bom preparo físico, é possível rodeá-la utilizando um único cilindro. Há uma longa faixa de pedras submersas saindo de um dos cantos da ilha.

 

Laje dos Ganchos

 

Extensa laje submersa com profundidades de 4 a 15 metros. Localizada a menos de meia milha da Ilha dos Ganchos.

 

Ilha Comprida

 

Profundidades até 10 metros. Bastante utilizada pelas escolas de mergulho para fazer o “batismo” dos alunos. Por ser um dos locais mais abrigados da baía, também virou parada de escunas de turismo para a prática de snorkeling. Experimente jogar um pedaço de pão no mar, pois dezenas de peixes aparecem para comê-lo. Se houver muitas embarcações ancoradas vale a pena procurar outro local para mergulho.

 

Ilha dos Ratos

 

Profundidades até 12 metros. Há várias pedras espalhadas pelo fundo de areia. Possui rica fauna marinha sendo normal encontrar robalos, arraias e polvo.

 

Ilha dos Cocos

 

Costuma ter águas mais limpas do que em outras ilhas. Profundidades até oito metros. Na parte abrigada da ilha, a quatro metros de profundidade, existe uma caverna que proporciona excelentes fotos submarinas.

 

Ilha dos Meros

 

Perto da ilha dos Cocos, também possui águas mais limpas. Mergulho muito agradável por causa da areia branca em contraste com as pedras, que formam grandes tocas. Possui rica fauna marinha, sendo normal encontrar arraias e tartarugas. Do lado de fora da ilha a profundidade chega até 20 metros, mas o mergulho só é possível com o mar tranqüilo (para mergulhar do lado de fora da ilha a embarcação de apoio deve acompanhar os mergulhadores sem ancorar).

bottom of page